O molusco


Agarrado á pedra meu  pensamento voava...

As ondas me traziam as cartas que ela escrevia

e que eu nunca respondia. O tempo todo eu imaginava

as cores que escolheria para minha concha ser sempre

a que todas preferiam.


                                                        B.A.

Inspirado por um conto do livro as Cosmicómicas de Italo Calvino

Italo Calvino (1923-1985) foi um renomado escritor italiano, conhecido por sua habilidade em mesclar elementos literários e científicos. Ele contribuiu significativamente para a literatura contemporânea, explorando diferentes gêneros e estilos ao longo de sua carreira.

"As Cosmicômicas" ("Le Cosmicomiche"), publicado pela primeira vez em 1965, é uma coletânea de contos que combina ficção científica, filosofia, mitologia e humor. Os contos exploram a evolução do universo desde o Big Bang até os eventos mais recentes, mas com uma abordagem literária e fantástica, muitas vezes protagonizados por personagens mitológicos ou alegóricos.

A estrutura narrativa do livro é única. Os contos são contados pelo personagem Qfwfq, que existe desde o início do universo e testemunha todas as transformações cósmicas. Cada conto é uma exploração poética e imaginativa de conceitos científicos, como a formação das estrelas, a expansão do universo e a evolução da vida.

Calvino utiliza uma linguagem lúdica e simbólica para abordar temas complexos de uma maneira acessível e criativa. As histórias de "As Cosmicômicas" proporcionam uma experiência única, desafiando as fronteiras entre ciência e literatura, realidade e imaginação.

O trabalho de Italo Calvino, em geral, é celebrado por sua originalidade e pela capacidade de transcender categorias literárias convencionais. Suas obras, incluindo "As Cosmicômicas", continuam a ser estudadas e apreciadas por leitores e acadêmicos ao redor do mundo.




Nenhum comentário: