Duas culturas

 

Isto foi escrito pelo Chefe Dan George, em 1972..

′′ No decorrer da minha vida, vivi em duas culturas distintas. Eu nasci numa cultura que vivia em casas comunais. A casa do meu avô tinha oitenta pés de comprimento. Chamava-se casa de fumo, e ficava perto da praia ao longo da entrada. Todos os filhos do meu avô e as suas famílias viviam nesta habitação. Os seus apartamentos para dormir foram separados por cobertores feitos de ervas daninhas de boi, mas um fogo aberto no meio serviu as necessidades de cozinha de todos.
Em casas como estas, em toda a tribo, as pessoas aprenderam a conviver umas com as outras; aprenderam a respeitar os direitos de cada uma. E as crianças compartilharam os pensamentos do mundo adulto e encontraram-se rodeadas de tias, tios e primos que os amavam e não os ameaçavam. O meu pai nasceu numa casa dessas e aprendeu desde a infância a amar as pessoas e a estar em casa com elas.
E além desta aceitação de uns aos outros havia um profundo respeito por tudo na natureza que os rodeia. Meu pai amava a Terra e todas as suas criaturas. A Terra era a sua segunda mãe. A Terra e tudo o que ela continha foram um presente do See-se-se-am... e a forma de agradecer a este Grande Espírito foi usar os seus dons com respeito. Leia mais

Nenhum comentário: