Europa

Keith Thompson é o ilustrador de “Leviathan”, a nova série do escritor Scott Westerfeld. Nela, podemos ver e ler uma visão completamente alternativa da Europa em 1914, às portas da Primeira Guerra Mundial. As imagens mostram-nos um mapa da Europa personificado, onde os defeitos e virtudes do continente ganham relevo e saltam à vista do leitor menos atento. (...)
A Suíça é um pequeno relógio à espera que tudo aconteça, ou deixe de acontecer: o eterno território neutro. A Itália é um ninho de cobras que nunca se considerou verdadeiramente aliada, procurando apenas o seu próprio interesse. O Reino Unido é um leão de guerra com um capacete imperialista romano, rodeado das riquezas do seu império. Olhando para Portugal, pensamos a princípio que se trata de um mocho sábio na cauda do continente: desenganem-se, somos descritos na explicação lateral da ilustração como um papagaio que repete o discurso dos aliados e tenta convencer a Espanha a entrar em guerra.

Um comentário:

Schlemihl disse...

Oi!

Mandei um email para o endereço de seu perfil e agora fiquei com receio de que você não o abra com frequência. Então uso indevidamente este espaço apenas para lembrá-la. Desculpe, sim?